Assembléia Geral será precedida de reunião com o Secretário de Saúde, Claudio Xavier, em encontro voltado a estreitar relações entre gestor e prestadores em busca de soluções aos problemas na área de assistência.
A Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado do Paraná (Fehospar) vai realizar Assembléia Geral Extraordinária na próxima quarta-feira, dia 21. A primeira convocação está marcada para 13h30 e a segunda para 14h30, com qualquer número de representantes dos Sindicatos Filiados que fomam a Fehospar. o primeiro assunto da pauta será a apreciação dos pareceres dos balanços dos exercícios de 2004 a 2006. Um dos assuntos em destaque, contudo, será a análise de revisão do sistema federativo e sindical no Estado, o que inclui a possível redistribuição das áreas-bases e redução do número atual de sindicatos – são 17 – para fortalecê-los e, ao mesmo tempo, compatilizar contenção de custos e maior poder de atuação. Nos assuntos gerais da AGE será apresentado o resultado do trabalho realizado por diretores da Federação em visita à quase totalidade dos Sindicatos. O diagnóstico para o setor de saúde é sombrio no Estado, sobretudo por causa dos risco de desestruturação do sistema de atenção ao SUS, por causa do fechamento de empresas ou de suspensão de convênios. O principal motivo está associado à falta de recursos. Com os baixos valores pagos pelo sistema público, os estabelecimentos vêm acumulando prejuízos e elevando seu grau de endividamente, de fornecedores e bancos ao não recolhimento de impostos e tributos. A maior parte dos procedimentos não é reajustada com equilíbrio há mais de12 anos. Outro problema é a limitação do teto financeiro.
As dificuldades do setor também devem ser apresentadas ao Secretário de Saúde, Dr. Cláudio Murilo Xavier, que foi convidado a reunir-se com os dirigentes da Federação e dos Sindicatos na sede da entidade, em Curitiba, no período da manhã, a partir das 9 horas, aproveitando a presença dos dirigentes do interior do Estado que vão participar da Assembléia Geral. A intenção é estreitar as relações entre gestor e prestadores de serviços, de modo a se buscar soluções conjuntas para o setor assistencial. No mês passado, graças ao empenho do secretário, o governo do Estado quitou as dívidas relativas a dezembro de 2006 e janeiro de 2007. Agora, existe a expectativa de que na segunda quinzena de março ocorra o pagamento dos serviços de fevereiro, com o que o Estado voltaria a ficar rigorosamente em dia com a rede conveniada. As únicas pendências referem-se a resíduos anteriores a dezembro de 2006, por valores que extrapolaram os tetos.
A recepção ao secretário Cláudio Murilo Xavier será feia pelo presidente da Fehospar, Arthur Leal Neto, outros diretores da Federação e representantes do Sindicato e ainda pelo presidente do Conselho Estadual de Saúde, Raymundo Machado, representante dos prestadores de serviços. Arthur Leal Neto deve apresentar no encontro resultados de assuntos debatidos em Brasília, esta semana, em reunião da Con federação Nacional de Saúde. Um dos temas de relevância em âmbito nacional é a mobilização para impedir cortes nos orçamentos da saúde.