contato@sindipar.com.br (41) 3254-1772 seg a sex - 8h - 12h e 14h as 18h

Hospital de Rolândia recebe recursos para construção de UTIs

A partir do segundo semestre de 2009 o Hospital São Rafael terá uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com 10 leitos e um novo Centro Cirúrgico com quatro salas. O Hospital recebeu na semana passada mais um repasse de R$ 516 mil, doados pela fundação européia Martin Hilti, que tem sede no Principado de Lichtenstein. Os recursos são suficientes para a construção da parte física das novas instalações. As obras já começaram.

Com esses recursos, será dada continuidade ao projeto de expansão e readequação para transformar o São Rafael em um hospital regional. Em etapas anteriores do projeto foi concluído e ativado o Pronto-socorro e instalada a tomografia computadorizada. O pronto-socorro entrou em funcionamento esse ano e também foi concluído com recursos doados pela Fundação Martin Hilti. O tomógrafo foi adquirido com recursos da ISCAL.

“Com a conclusão de mais essa etapa do projeto o São Rafael poderá realizar cirurgias e atender casos mais complexos, evitando que os pacientes precisem se deslocar para outras cidades para esses atendimentos”, explica Fahd Haddad, superintendente da Irmandade da Santa Casa de Londrina (ISCAL) que administra o Hospital São Rafael há três anos.

As doações da Martin Hilti foram intermediadas por Johnny Lehmann, hoje prefeito eleito de Rolândia. O secretário da Saúde do Paraná, Gilberto Martin, já se comprometeu, em nome do Estado, a equipar os 10 leitos de UTI assim que a obra estiver pronta e também em agilizar o processo de credenciamento dos leitos junto ao Sistema Único de Saúde (SUS), assim que a obra estiver concluída.