A Paraná Clínicas, operadora de planos empresariais de Curitiba, já iniciou a construção do maior e mais moderno Centro Integrado de Medicina do Sul do Brasil, localizado na Avenida República Argentina nº650. Seguindo o conceito de construção sustentável, a obra receberá investimentos de R$ 30 milhões em projetos, equipamentos e instalações.
Com estilo arquitetônico contemporâneo, o prédio terá área total de 18 mil m² e 9 andares, além do térreo e de 2 subsolos. Com término da obra previsto para setembro de
Para atender às demandas do mercado de saúde, o edifício terá pavimentos flexíveis, permitindo adaptações rápidas. Com característica modular, a obra seguirá o conceito de construção sustentável, contemplando técnicas para redução de energia e sistemas de reaproveitamento de água da chuva. O novo Centro Integrado de Medicina é o primeiro empreendimento hospitalar de Curitiba a atender as recentes normas da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
Centro Integrado de Medicina
O projeto arquitetônico é complexo e inovador. Toda a área física foi projetada segundo o sistema de atendimento integrado. O uso desse modelo segue as tendências das maiores instituições de saúde dos EUA, agindo de forma a prestar ao cliente um atendimento resolutivo, ou seja, quando atendido no centro integrado, o paciente é visto de forma sistêmica, onde os médicos além de resolver e cuidar do bem-estar do paciente também disseminam uma cultura de saúde constante.
Além disso, o padrão de atendimento em centros integrados gera maior conforto e comodidade para o paciente, tendo como resultado maior retorno por real investido na assistência à saúde. Ter à disposição um corpo clínico capacitado em todas as especialidades, exames laboratoriais aliado ao conceito de Hospital Dia – com procedimentos de baixa complexidade, realizados rapidamente no local, sem a necessidade de internamento – são alguns dos diferenciais apontados pelo Diretor Médico da Paraná Clínicas, Dr. Carlos Mortean. "A prática diária com essa metodologia significa estar alinhado com um modelo mundial de atendimento integral da saúde que hoje, inclusive, é qualificado por um ranking da ANS – Agência Nacional de Saúde", completa Dr. Carlos.
A construção do prédio acompanha o processo de modernização que a Paraná Clínicas vem desenvolvendo nos últimos anos. “Este projeto é fruto de investimentos constantes em tecnologia e recursos humanos acumulados ao longo de mais de 36 anos. É o momento apropriado para mais este importante passo, que tem como prerrogativa o atendimento às expectativas da comunidade e às necessidades do mercado, na busca permanente pela eficiência dos serviços e pelo conforto de nossos clientes”, destaca Hamilton Leal Jr. – Presidente da Paraná Clínicas.
O projeto do novo prédio contempla a adoção de inovadoras técnicas utilizadas na construção civil, adaptadas às necessidades e particularidades de uma instituição hospitalar. Para garantir os padrões de qualidade, assim como segurança aos colaboradores, pacientes e seus acompanhantes, a Paraná Clínicas contratou renomadas empresas. Entre elas: Baggio Pereira & Schiavon Arquitetura (projeto arquitetônico) e a construtora Thá (edificação da obra).
Empreendimento Sustentável
O novo Centro Integrado de Medicina da Paraná Clínicas, além de atender toda a legislação da ANVISA – Agência Nacional de Vigilância sanitária – e aos conceitos mais modernos de conforto ambiental de saúde e atendimento ao cliente, é o primeiro empreendimento de hospitalar em Curitiba a ser construído dentro das recentes normas da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Já com Licença de Instalação, ou seja, atendendo aos critérios de controle de redução de gastos de abastecimento de recursos naturais – energia e água, assim como controle total sobre os impactos gerados para o meio ambiente e sua destinação final, sejam eles resíduos sólidos, líquidos, gasosos ou acústicos. A implementação de itens como bacia de contenção de cheias, cisternas para reuso d`água, geradores e centrais de ar condicionado com proteção acústica, central de resíduos recicláveis, sistemas e equipamentos redutores de consumo de energia e água além de um plano de gerenciamento de resíduos da construção civil desse empreendimento com destinação adequada por empresas licenciadas.
Inovações tecnológicas
O Centro Integrado de Medicina vai utilizar o sistema paper less – sem papel. Todos os prontuários e registros médicos são informatizados, garantindo segurança e confiabilidade das informações. Os profissionais acessam os dados diretamente nos terminais de computadores ou dispositivos móveis sem fio, já que todo o espaço contará com uma rede wireless.
Outra inovação é o PACS – Picture Archiving and Communication Systems – sistema gerenciador de imagens diagnósticas, que guarda eletronicamente as imagens geradas nos exames do tipo raio-x, tomografias, ecografias, entre outras, e disponibiliza na rede para os profissionais. Todos os envolvidos são beneficiados com essa inovação tecnológica – o médico pela maior riqueza de detalhes das imagens para fazer seu diagnóstico e o paciente pela agilidade no atendimento e por não precisar repetir exames a cada consulta por especialidade, pois todos seus exames anteriores permanecem armazenados possibilitando acesso a qualquer momento pelo corpo clínico.
Sobre a Paraná Clínicas
Há 36 anos, atuando exclusivamente no mercado de planos de saúde corporativos, a Paraná Clínicas alcançou em 2006 posição de destaque no Programa de Qualificação da Saúde, entre as operadoras de médio e grande porte de todo o Brasil, segundo o ranking de avaliação da ANS – Agência Nacional de Saúde que leva em consideração os seguintes critérios: atenção à saúde, equilíbrio econômico-financeiro, estrutura e operação e satisfação do usuário.
Hoje com uma carteira de 83 mil clientes em Curitiba e região metropolitana, a Paraná Clínicas espera um crescimento de 20% em número de vidas atendidas com a abertura do novo Centro Integrado de Medicina.