Em apenas seis meses, o Centro de Especialidades Salgado Filho atendeu 19.583 curitibanos nas áreas de cardiologia, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, neurologia, oftalmologia e pneumologia, além de atendimentos em clínica odontológica. O Centro é da Prefeitura de Curitiba, mas desde dezembro do ano passado está sob a responsabilidade da Fundação de Estudos das Doenças do Fígado – Hospital São Vicente. “É um novo modelo de gestão adotado em algumas unidades de saúde pelo município”, destaca o médico Luiz Sallim Emed, diretor Técnico do São Vicente, com o “nosso compromisso de uma gestão resolutiva”.
A parceria foi firmada com a Fundação, entidade filantrópica e sem fins lucrativos, que administra o hospital. O Centro de Especialidades, localizado na Av. Salgado Filho, 5.265, no Uberaba, recebe somente pacientes encaminhados pelas unidades de saúde da Prefeitura. Luiz Pinheiro, presidente do Conselho Local de Saúde e vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, como representante dos usuários, afirma que “a parceria está dando certo”, destacando que a principal virtude da administração do hospital é manter “os mesmos profissionais no Centro, evitando a rotatividade, o que permite um vínculo maior do médico com o paciente e a comunidade”.
Neste período os médicos do São Vicente atenderam 1.424 encaminhamentos em dermatologia, 2.451 em gastroenterologia, 4.271 em neurologia, 4.279 em oftalmologia, 2.723 em pneumologia, 1.141 em urologia, 578 em endocrinologia, 972 em pediatria, 648 em ginecologia e 1.096 em clínica geral, totalizando 15.581 atendimentos. “Desde que assumimos o Centro em 19 de dezembro o número de encaminhamentos aumentou em quase 60%, demonstrando a eficiência dos nossos profissionais e que uma parceria baseada no trabalho e transparência traz benefícios à população e também ao poder público”, garante Marcial Ribeiro, diretor Superintendente do São Vicente.
Entre as vantagens da parceria estão que os pacientes são atendidos com hora marcada, o médico que atende o paciente assume o paciente, fazendo o controle dos exames e acompanhando o paciente, o que evita desperdícios e permite um tratamento mais pessoal e com a possibilidade de melhores resultados.