A convite da Embaixada do Reino Unido no Brasil, o presidente da Confederação Nacional de Saúde (CNS), José Carlos Abrahão, participou, na última terça-feira (12/2), de um jantar na sede da embaixada, em Brasília, com os ministros da Saúde Alan Johnson (do Reino Unido) e José Gomes Temporão (do Brasil) e o embaixador britânico Peter Collecort. Na pauta do encontro, estava a discussão e a troca de experiências na área da saúde entre os dois países.
“O Reino Unido, que contava até pouco tempo com um sistema de saúde basicamente público, está começando a formar parcerias com o sistema privado para o atendimento de sua população, o que já acontece há tempos no Brasil”, declarou o presidente da CNS, José Carlos Abrahão.
O dirigente brasileiro disse que Alan Johnson se mostrou bastante interessado em firmar, futuramente, acordos de cooperação entre os dois países para pesquisa e solução de problemas comuns aos seus serviços de saúde. O ministro britânico informou que o sistema de saúde do Reino Unido está completando 60 anos de existência. No Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado há duas décadas. A visita do ministro de Estado da Saúde do Reino Unido ao Brasil começou no último dia 10/2 e se estenderá até esta quinta-feira (14/2).