contato@sindipar.com.br (41) 3254-1772 seg a sex - 8h - 12h e 14h as 18h

Reunião Técnica sobre Micobacteriose será realizada em Ponta Grossa

O Conselho Regional de Medicina do Paraná, em parceria com as Secretarias Estadual (SESA) e Municipal de Saúde (PG), vai realizar em Ponta Grossa reunião técnica sobre “Abordagem diagnóstica e terapêutica de infecções causadas por Micobactérias Não Tuberculosas (MNTB) de Crescimento Rápido em pacientes submetidos a procedimentos cirúrgicos”. O evento ocorrerá em 02 de abril (quarta-feira), a partir das 08h00, no auditório da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). O Dr. Northon Arruda Hilgenberg, Diretor Regional da Delegacia de Ponta Grossa, representará o CRM-PR na solenidade de abertura do evento, para o qual todos os profissionais interessados podem participar, visto que é gratuito e não tem necessidade de inscrição.
O agravo, notificado anteriormente em vários estados brasileiros (Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, entre outros) e atualmente no Paraná, a ausência de estudos controlados que permitam estabelecer recomendações baseadas estritamente em evidências, e a reduzida experiência relatada na literatura evidenciaram a necessidade de reunião com técnicos no assunto. Na reunião, profissionais mostrarão dados mais recentes que subsidiam o diagnóstico, terapêutica e métodos cirúrgicos. O objetivo é permitir o aprimoramento no conhecimento da doença, seu diagnóstico, evolução e tratamentos clínicos e cirúrgicos, bem como divulgação das medidas de prevenção e controle deste agravo.
Para o evento estarão presentes renomados profissionais, com experiência no assunto, tais como: Dr. Antônio Bispo, presidente da Sociedade Brasileira em Videocirurgia, capítulo Rio de Janeiro; Dr.ª Mirian Woiski, chefe do Departamento de Vigilância e Controle em Agravos Estratégicos ; Dr.ª Betina M. A. Gabardo, técnica da Divisão de Controle de Doenças Endêmicas; Maria Francisca T. C.-Scherner D. Moreira, técnica da Divisão de Controle de Doenças Endêmicas; Dr.ª Heloísa Ilhe Giamberardino, presidente da Associação Paranaense de Controle em Infecção Hospitalar (APARCIH); e Maria Aída Meda, técnica da Divisão de Vigilância Sanitária de Serviços.

Surto no Estado
O município de Curitiba (SMS) notificou ao Estado do Paraná (SESA), em dezembro de 2007, surto de infecção hospitalar causado por micobactérias em hospitais da cidade. Encontram-se em investigação 110 casos. Destes, 70 já foram confirmados pelos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde (dados atualizados em 07/03/2008). Entre os confirmados há um óbito, cuja causa mortis encontra-se
em investigação.
No Paraná
encontram-se em investigação outros cinco (5) casos, em Londrina, Paranavaí, Umuarama e Maringá. Entre os suspeitos há pacientes submetidos a videocirurgias e/ou procedimentos estéticos.
Em janeiro deste ano, a SESA publicou a resolução n.º 141/2008 para orientar a notificação pelos laboratórios, buscando ativar em todos os serviços com recall dos pacientes que realizaram procedimentos de videocirurgia no período de janeiro a dezembro de 2007, propondo fornecimento de cópias de prontuários e orientações para reprocessamento de produtos e equipamentos usados em videocirurgia.

SERVIÇO:
Reunião técnica sobre “Abordagem diagnóstica e terapêutica de infecções causadas por Micobactérias Não Tuberculosas (MNTB) de Crescimento Rápido em pacientes submetidos a procedimentos cirúrgicos”
Data: 02 de abril de 2008, quarta-feira
Local: Auditório da Universidade Estadual de Ponta Grossa – Praça Santos Andrade, S/N – Centro

Programação:
08h00 às 08h30: Abertura com representantes de cada Regional de Saúde; Diretor Regional do CRMPR em Ponta Grossa , Northon Arruda Hilgenberg; palestrantes; e Dr.ª Mirian Woiski, chefe do Departamento de Vigilância e Controle
em Agravos Estratégicos.
0
8h30 às 09h30: Epidemiologia, etiologia, diagnóstico e tratamento das MNTB de crescimento rápido pós-procedimento por videocirurgia – Dr.ª Betina M. A. Gabardo, técnica da Divisão de Controle de Doenças Endêmicas.
09h30 às 10h30: Cirurgias videolaparoscópicas como porta de entrada para MNTB de crescimento rápido – Dr. Antônio Bispo, presidente da Sociedade Brasileira em Videocirurgia, capítulo Rio de Janeiro.
10h30 às 11h00: intervalo
11h00 às 12h00: Vigilância epidemiológica nas MNTB de crescimento rápido, Maria Francisca T. C.-Scherner D. Moreira, técnica da Divisão de Controle de Doenças Endêmicas
12h00 às 13h30: almoço
13h30 às 14h00: Controle de infecção hospitalar nas MNTB – Dr.ª Heloísa Ilhe Giamberardino, presidente da Associação Paranaense de Controle em Infecção Hospitalar (APARCIH)
14h00 às 15h00: Reprocessamento e Central de Material com enfoque nas MNTB – enfermeira da APARCIH