A Santa Casa de Curitiba inaugura nesta terça-feira (05), às 17h, a nova sala de recuperação de procedimentos hemodinâmicos. Com dez leitos, a nova unidade amplia para 19 o número de leitos oferecidos aos pacientes que se submetem à angiocoronariografia, exame que verifica a existência de obstruções nas artérias coronárias e é menos invasivo do que o cateterismo.
A Santa Casa de Curitiba conta com dois serviços que realizam o exame, a Digicor e o Centro de Diagnose Cardiovascular, que realizam, por dia, em torno de 30 exames de angiocoronariografia. O procedimento dura em torno de 15 minutos.
O médico responsável pelo laboratório Digicor, Lázaro Claudovino Garcia, explica que, após o exame, o paciente deve ficar sob observação médica de três a quatro horas, deitado, em função da punção que é realizada na artéria femoral, no início da coxa. “Como o paciente não recebe ponto, é preciso comprimir o local por cerca de 20 minutos para estancar o sangue e realizar um curativo compressivo”. Durante todo o período em que o paciente permanece em observação, é feito o monitoramento cardíaco e da pressão.
Serviço:
Evento: Inauguração da sala de recuperação de procedimentos hemodinâmicos
Dia: terça-feira (05)
Horário: 17h
Local: Salão Nobre da Santa Casa de Curitiba