contato@sindipar.com.br (41) 3254-1772 seg a sex - 8h - 12h e 14h as 18h

Violência no trânsito causa 1,2 milhão de vítimas anuais

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), os acidentes de trânsito se tornaram um grave problema de saúde pública no mundo atual. A violência no trânsito causa 1,2 milhão de vítimas anuais. Os homicídios são a segunda causa de morte externa, com 600 mil mortes. As mortes causadas por guerras e conflitos aparecem em sexto lugar, com 310 mil casos – um saldo quatro vezes menor do que os acidentes de trânsito.

No Brasil, o Ministério da Saúde registrou 30.567 mortes de pacientes vítimas de acidentes de trânsito em 2003. O saldo anual das vítimas fatais corresponde ao saldo da Guerra do Vietnã a cada dois anos – ou à queda de um avião a cada dois dias. Segundo o Denatran, a ingestão de bebida alcoólica está diretamente ligada a 75% dos acidentes nas vias do País. Além do sofrimento, o prejuízo causado por acidentes em cidades e rodovias brasileiras chega a R$ 10 bilhões por ano.

Este ano, para comemorar a Semana Nacional do Trânsito – entre os dias 18 e 25 de setembro -, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) escolheu o tema O Trânsito é feito de Pessoas. Valorize a Vida. O tema foi desenvolvido em conjunto pelo Denatran, e os ministérios das Cidades e da Saúde para marcar as comemorações, no Brasil, do Dia Mundial da Saúde de 2004, desenvolvido pela OMS.