contato@sindipar.com.br (41) 3254-1772 seg a sex - 8h - 12h e 14h as 18h

FGV lança em Curitiba MBA na área de saúde

Os profissionais da área de saúde estão cada vez mais procurando se aperfeiçoar na área empresarial. São médicos, veterinários e biólogos que em seus cursos de graduação não tiveram informações sobre o ambiente organizacional, mas que, no dia-a-dia, deparam-se com a necessidade de utilizar as ferramentas de gestão de negócios.

Conforme dados do ISAE/FGV (Instituto Superior de Administração e Economia da Fundação Getulio Vargas), por muitos anos os cursos de MBA em Gestão Empresarial, Administração de Empresas e Negócios, Team Management e Marketing têm sido bastante procurados por médicos. Para atender essa demanda, acaba de ser lançado em Curitiba um curso específico para esse público: MBA em Gerência de Saúde. “O curso enfatiza áreas nas quais os profissionais de saúde têm carências de formação, como contabilidade e finanças”, explica Tania Furtado, coordenadora do curso e pós-doutora em Planejamento e Avaliação de Serviços em Saúde. “A pós-graduação abre portas para que os profissionais possam gerenciar empresas particulares ou públicas, como clínicas e hospitais”, destaca.

Espaço nessas empresas e interesse deste público não faltam. Quem defende essa idéia é o autor do livro “Os Novos Médicos Administradores” (Editora Futura) Edson Yamamoto. Ele afirma que a administração é um campo promissor para quem sai da faculdade de medicina. “Eles aprendem a essência da profissão, que é salvar vidas, mas não são avisados que, ao sair da universidade, terão que administrar um negócio e farão parte de um mercado competitivo”, alerta. Para escrever a obra, Yamamoto entrevistou 1.500 médicos e conclui que, conforme sobem os degraus da carreira científica, muitos se deparam com os negócios e percebem que não estão preparados para enfrentá-los. “Quem se antecipa, portanto, encontra muitas portas abertas”, diz.

De acordo com o Fundo do Desenvolvimento Administrativo (Fundap), todo ano, 9.000 médicos se formam em universidades brasileiras, mas nem todos fazem residência médica: apenas 70% conseguem uma vaga. Mesmo assim, 20 novas faculdades de medicina foram abertas no país nos últimos cinco anos. Com isso, o Brasil tem um profissional para cada 673 habitantes, enquanto a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que a relação ideal seja de um para cada 1.000 habitantes. Devido a esses fatores, os médicos vêm procurando novas alternativas de atuação no mercado, mesmo dentro de sua profissão.

Um bom exemplo é Francisco Balestrin, que se formou em medicina em 1981, época em que já começou a atuar na área de gestão da saúde. Balestrin fez residência em administração de saúde (FGV), especialização em Administração Hospitalar (FGV) e em Saúde Pública (USP). Ele já ocupou posições executivas em diversas entidades de saúde e hoje é vice-presidente da Rede VITA de Hospitais, além de exercer os cargos de diretor de uma ONG dedicada à melhoria da saúde no país e vice-presidente da ANAHP (Associação Nacional dos Hospitais Privados).

Para Balestrin, o médico que deseja atuar na área da administração deve procurar uma especialização adequada, já que a gestão em saúde é muito diferente da gestão da doença. “O médico gestor deve entender de negócios, metodologias e contextos completamente diferentes das matérias abordadas em medicina. A vantagem é que ele consegue enxergar o negócio pelos dois lados: tanto como médico quanto como empreendedor”, explica.

Já para o médico Paulo Gilberto Alencar, que tem uma clínica de ortopedia e também é diretor do Banco de Ossos do Hospital de Clínicas da UFPR, cursar um MBA significou abrir portas para um novo mercado. “Eu queria entender um pouco mais de negócios, saber como funcionava uma empresa. Com o MBA, o que antes eu fazia por intuição, agora faço com conhecimento e planejamento adequado. Acredito que seja difícil exercer a medicina sem uma visão de negócios”, finaliza.

O MBA em Gerência de Saúde do ISAE/FGV tem 396 horas/aula e é dividido em quatro núcleos: Sistemas de Gestão, Administração e Finanças, Gestão com Pessoas e Marketing, Planejamento e Pesquisa em Saúde. As disciplinas são focadas em áreas bastante abrangentes, como gestão financeira e empreendedorismo, até disciplinas específicas como Planejamento Fiscal em Saúde, Modelos de Gestão em Organizações de Saúde, Gestão e Qualidade em Serviços de Saúde e Plano de Marketing em Empresas de Saúde. Durante o curso, o aluno também participa de estudo de casos, simulações e dinâmicas de grupo.

As inscrições podem ser feitas pelo portal www.fgvpr.br. Mais informações no telefone 0800-645 2211. As aulas começam em 4 de junho