A Unimed Intrafederativa Federação Metropolitana de São Paulo, com sede na capital paulista, lidera o ranking das operadoras de planos de saúde mais reclamadas no mês de abril, no Índice de Reclamações (IR) da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) no grupo de mais de 50 mil usuários.
Já no grupo de menos de 50 mil e mais de 10,1 mil usuários, a líder de reclamações foi a Associação Auxiliadora das Classes Laboriosas, de São Paulo, com 26 reclamações com indícios de irregularidades, assim como ocorreu em março.
O IR de abril conta com 147 operadoras, com mais de 50 mil usuários, que cuidam de 26 milhões de usuários, isto é, 68,4% dos usuários de planos em todo o Brasil, cadastrados na ANS em março último.
O IR do grupo com mais de 10,1 mil e menos de 50 mil usuários é integrado por 385 operadoras, com 8,5 milhões de usuários: 22,5% do cadastro na ANS. No grupo com menos de 10 mil usuários – há 1.069 operadoras que atendem 3,5 milhões de usuários, 9,1% do cadastro ANS – a Silver Life Operadora de Planos de Saúde Ltda., de Friburgo (RJ), se manteve em primeiro lugar no mês de abril, repetindo a performance de março. Desta vez foram oito reclamações.
Em segundo lugar no IR no grupo com mais de 50 mil usuários aparece a Esmale Assistência Internacional de Saúde Ltda., com sede em Maceió (AL). Em seguida, a Interclínicas Planos de Saúde S/A, de Santana de Parnaíba (SP). O IR de cada mês é calculado com base nas reclamações dos consumidores ao (0800)701-9656, da ANS.