A Organização Nacional de Acreditação (ONA), com apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Hospitalar e Movimento Brasil Competitivo (MBC), prepara a segunda edição do Congresso Internacional de Qualidade e Acreditação em Saúde. O evento, que integra a programação da feira Hospitalar, vai acontecer entre os dias 21 e 23 de junho, no Hotel Novotel Center Norte, em São Paulo.
Segundo o superintendente da ONA, Prof. Dr. Fábio Leite Gastal, a primeira edição, realizada durante a Hospitalar 2005, obteve resultados muito positivos. Para este ano, os organizadores ampliaram em um dia o evento e transferiram para um espaço maior. A expectativa é que o Congresso reúna cerca de 700 pessoas.
Já está confirmada a presença de representantes de programas de qualidade e acreditação da Espanha, França e países latino-americanos. Além de palestras, fóruns de discussão e apresentação de cases, também serão realizados encontros setoriais e reuniões de comitês estaduais de saúde.
“O objetivo é aprofundar a discussão visando a melhoria da competitividade dos serviços de saúde e questões metodológicas da acreditação em saúde. Vamos trazer experiências de outros países e também mostrar o que tem sido feito no Brasil. É uma oportunidade para trocar experiências e enriquecer o conhecimento em Qualidade e Acreditação”, afirmou o Prof. Dr. Fábio.
Saúde na França
Um dos destaques da programação do 2º Congresso Internacional de Qualidade e Acreditação em Saúde será a presença do Dr. Paulo de Rezende (foto), do Ministério da Saúde e Solidariedade da França. Dr. Paulo é encarregado da cooperação com a América Latina junto à Missão de Relações Européias e Internacionais da Direção de Hospitalização e Organização de Cuidados, do Ministério. Atua também, há mais de 30 anos, como médico anestesiologista e intensivista no hospital na cidade de Wissembourg, leste da França.
Em sua palestra, Dr. Paulo vai falar sobre Organização do Sistema de Saúde na França. ”O país conta com cerca de 1.000 hospitais, sendo que destes 80% são públicos. Vamos abordar o funcionamento destes hospitais, as reformas ocorridas no sistema, tarifas, entre outros assuntos. Será um panorama geral”, disse Dr. Paulo de Rezende.
Parcerias com o Brasil
Atuando no Ministério francês desde 1990, Dr. Paulo de Rezende contou que auxiliou na implantação do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) no Brasil, através da Missão de Relações Internacionais. O modelo adotado no país é baseado no francês e tem como finalidade prestar o socorro à população em casos de emergência. “Através da Missão, tivemos uma grande cooperação na implantação do sistema no Brasil. Também temos uma parceria com a USP (Universidade de São Paulo) na área de residência-médica. Somos responsáveis pelo processo de intermediação para que médicos brasileiros façam estágio em hospitais franceses”, explicou.
Dr. Paulo contou que agora está envolvido com o programa EUROSOCIAL –coesão social na América Latina, da União Européia. Serão oito milhões de euros destinados para a saúde. Dentro do setor saúde uma parte importante será dedicada à Telemedicina. Da União Européia participam França, Espanha e Itália. Os países beneficiados na América Latina são Brasil, México, Chile, Argentina, Colômbia e Peru. “No Brasil, a parceria é com a Escola Nacional de Saúde Pública do Rio de Janeiro e o Ministério da Saúde e serão beneficiados programas de telemedicina na Amazônia e em Belo Horizonte.”