contato@sindipar.com.br (41) 3254-1772 seg a sex - 8h - 12h e 14h as 18h

Cermepar reunida para discutir os caminhos da Residência Médica

Duas reuniões marcaram as discussões em torno da Residência Médica no Estado, realizadas na sede do Conselho de Medicina em 27 de abril. A atual política da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) de integrar as Comissões Regionais, realizando visitas às Unidades da Federação, foi amplamente discutida.
Pela manhã, a diretoria da Comissão Estadual de Residência Médica do Paraná (Cermepar) esteve reunida com representantes da CNRM, a assessora técnica/Medicina, Marinice Coutinho Midlej Joaquim, e a coordenadora administrativa, Carmen Lúcia da Silva Cunha. À tarde, os presidentes e representantes das Comissões de Residência Médica do Estado puderam sanar suas dúvidas e apresentar as dificuldades diretamente com a Nacional.
“No global, a visita foi bastante proveitosa, principalmente no que diz respeito ao fato de que os diversos representantes puderam, além de tirar dúvidas específicas dos seus programas de residência médica, conhecer um pouco mais da dinâmica de funcionamento da CNRM”, afirma o Presidente da Cermepar, Jean Alexandre Furtado Corrêa Francisco.
Residência Médica
A Residência Médica foi instituída pelo Decreto nº 80.281, de 05 de setembro de 1977 e constitui uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização, funcionando em Instituições de Saúde, sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional, sendo considerada o “padrão ouro” da especialização médica. O mesmo decreto cria a Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM). O Programa de Residência Médica, cumprido integralmente dentro de uma determinada especialidade, confere ao Médico Residente o título de especialista.