contato@sindipar.com.br (41) 3254-1772 seg a sex - 8h - 12h e 14h as 18h

Nossa Sra. da Luz recebe conceito ?excelente? do MS no atendimento aos pacientes

O Hospital Nossa Senhora da Luz (HNSL) recebeu esta semana o conceito excelente em Enfermagem e Cuidados Gerais com o Paciente pelo Programa Nacional de Avaliação do Sistema Hospitalar do Ministério da Saúde. A cada dois anos, o Ministério avalia todos os estabelecimentos hospitalares credenciados ao Sistema Único de Saúde.

 

Para o psiquiatra Dagoberto Hungria Requião, diretor do hospital, a avaliação do Ministério da Saúde é um certificado de garantia da qualidade dos serviços prestados aos pacientes. “Temos quebrado paradigmas no tratamento dos distúrbios mentais e nos tornamos referência para outros estabelecimentos pelo processo de humanização na relação médico-paciente e na criação de grupos terapêuticos de apoio. Sabemos que ainda temos que avançar em algumas áreas, mas estamos consolidando as mudanças realizadas”, destaca.

 

No HNSL, que completou este ano 104 anos de existência, as mudanças na forma de abordar e tratar a Saúde Mental são facilmente percebidas. No passado, o hospital chegou a ter 1.000 pacientes internados em regime integral. Hoje, conta com apenas 140 internos, que não possuem condições de voltar ao convívio social por apresentar risco para si próprio e para outros.

 

A redução do número de internamentos é resultado do Programa de Reintegração Social, implantado pelo Hospital em 2000. Desde então, o atendimento prioritário passou a ser feito nos ambulatórios, no Hospital Dia e nos Centros de Atenção Psicossocial e só em última instância é recomendado o internamento. Quando o programa foi implantado, eram 660 pacientes internados em regime integral. A reintegração dos pacientes aconteceu de forma gradual, sendo que os pacientes que não têm família ou condições financeiras são encaminhados às residências terapêuticas, mantidas pela Prefeitura de Curitiba.

 

E.S, 27 anos, sofre de esquizofrenia há seis anos. Foi internado no HNSL duas vezes, a primeira em 2001 e a segunda em outubro de 2006. Ele conta que, durante o período em que esteve internado, participava de atividades físicas e culturais, como jogos de futebol, xadrez, pintura e teatro. E.S teve alta em dezembro e, desde então, volta ao hospital todos os meses para participar dos ensaios do grupo de teatro Luz e Vida, formada por pacientes e ex-pacientes do HNSL. “O teatro melhora o meu humor e me faz bem, por isso eu tenho prazer em voltar ao hospital para participar do grupo”, explica. “É uma forma de retribuir tudo o que o hospital fez por mim”.

 

Dia Mundial da Saúde

 

O conceito excelente do Programa Nacional de Avaliação do Sistema Hospitalar foi divulgado na semana em que se comemora o Dia Mundial da Saúde (7 de abril). Por isso, o diretor do hospital destaca que a saúde mental é determinante para se manter a saúde física. “A adoção de hábitos saudáveis, como a prática de esportes, uma dieta balanceada e a eliminação de vícios, como cigarro e álcool, leva a uma mente saudável, o que ajuda a prevenir patologias psiquiátricas”, explica.

 

São considerados sintomas de patologias psiquiátricas qualquer alteração do equilíbrio emocional. O grande desafio é fazer com que as pessoas busquem a avaliação médica aos primeiros sintomas. Segundo Dagorberto Requião, a população ainda associa a saúde mental à imagem de asilos e hospícios, onde os pacientes sofriam maus tratos, cenário que não corresponde mais à realidade. “A mudança deve-se principalmente ao avanço da biologia molecular e à descoberta de que todas as patologias psiquiátricas podem ser evitadas”, considera Dagoberto Requião.