Na última quarta-feira (12/09), a Assembléia Legislativa aprovou quase por unanimidade o requerimento de autoria do deputado Ney Leprevost que propõe uma moção de apoio à Associação Médica do Paraná em sua luta pela regulamentação da Emenda Constitucional n.º
A Associação Médica Brasileira, por meio de seu vice-presidente, Dr. Jurandir Marcondes Ribas Filho, esteve na última semana na Assembléia Legislativa com outras associações representantes da classe médica, relatando as principais reivindicações e problemas.
Dentre os assuntos mais citados está o não cumprimento da Emenda 29, que segundo as autoridades presentes foi implantada tardiamente e ainda não está regulamentada. Essa Emenda garante a destinação correta da parcela de orçamento dos governos federal, estadual e municipal para a área da saúde. No Paraná essa porcentagem deveria ser de 12%, mas hoje não é cumprida.
“Os governos federal e estadual precisam reavaliar sua postura em relação a Emenda Constitucional 29. Infelizmente, no Paraná, esta emenda não está sendo cumprida e é exatamente por isto que faltam recursos para os hospitais de todo o estado. Saúde pública não se faz sem dinheiro, as autoridades precisam entender isto e se sensibilizar com o drama vivido pelas pessoas mais carentes”, disse Ney.