contato@sindipar.com.br (41) 3254-1772 seg a sex - 8h - 12h e 14h as 18h

Sonhe alto o bastante: III Dia Interncional da Síndrome de Down

  1. O III Dia Internacional da Síndrome de Down será comemorado no próximo dia 21 de março, sexta-feira, a nível nacional, com o tema “Sonhe Alto o Bastante”. Haverá diversos eventos por todo Brasil, lançamento de site com informações sobre a síndrome – Down21 Brasil – e campanha pela ratificação da Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência como emenda constitucional. Além disso, estamos fazendo uma campanha internacional de divulgação da data com a distribuição livre e gratuita do Clip “Sonhe Alto o Bastante”, em vários formatos para publicação em blogs e sites, envio por e-mail e exibição em TV.

    Programação Nacional : 12 cidades, sendo 7 capitais, 8 estados (DF, RJ, SP, PR, MT, CE, PB, BA)

    Na TV:
    19/3 – 4ª feira – 14:30 h
    TV Bandeirantes – Entrevista – Fernanda Honorato, repórter do Programa Especial da TVE e Helena Werneck, Instituto Meta Social – Ser Diferente é Normal

     

     

    Aqui em Curitiba, teremos a seguinte programação:

     

    20/3 – 5ª feira – Das 9:00 às 17:00 h
    Mobilização de pessoas com SD e familiares na Boca Maldita.
    Distribuição de folders informativos sobre a SD e do Nascer-Down

     

    Exposição de quadros pintados por crianças e jovens com SD

     

    Painel de fotos das atividades da Associação Reviver Down em 2008
    Presença de jovens do grupo Crescer-Down falando sobre seus projetos.
    Venda de camisetas com o slogan  "Pelo jeito de cada um".



    Por quê 21 de março ?
    O dia foi proposto pelo geneticista Stylianos E. Antonarakis, da Universidade de Genebra, Suíça, e acatado pela organização internacional Down Syndrome International. Foi uma escolha muito feliz, porque faz a ligação entre o dia 21 e março (mês 3), em alusão aos três cromossomos no par de número 21, que as pessoas com síndrome de Down possuem (21/3).

     

     (http://www.worlddownsyndromeday.org/),
    A data, que foi instituída em 2006, ficou conhecida no ano passado, quando uma série de eventos foram realizados em todo Brasil , entre eles, uma audiência pública sobre síndrome de Down no Senado Federal com a presença do jogador Romário, sua esposa Isabella e a filha mais nova, Ivy.

     

    Tema
    O tema de 2008 é “Sonhe alto o bastante”, frase de John, Langdon Down, médico britânico que pela primeira vez escreveu sobre a síndrome em 1866. A frase é um recado para todas as pessoas com síndrome de Down e, por que não dizer, para todas as pessoas – não existem limites para o sonho de ninguém.
    Vamos aproveitar a data também para cobrar serviços que são extremamente importantes para o desenvolvimento e a inclusão das pessoas com síndrome de Down e outras pessoas, em diversas fases da vida: fonoaudiologia, terapia ocupacional, fisioterapia e psicologia. Infelizmente, o sistema público de saúde raramente provém esse tipo de serviço. Só os que contam com plano de saúde ou podem pagar tratamento particular têm acesso a essas terapias, fazendo com que os brasileiros com deficiência mais pobres fiquem duplamente em desvantagem.
    Mas este ano o Brasil também tem muitos avanços a comemorar e pode dar um belo exemplo ao resto do mundo. Entre eles, está o aumento do número de matrículas de crianças com síndrome de Down incluídas na rede regular de ensino, junto com todas as crianças.

    Convenção da ONU

    O direito à educação inclusiva vem a ser reforçado com o advento da Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, aprovada no fim do ano passado pela ONU. A Convenção, a primeira do século XXI, foi assinada por 122 países e ratificada por 14. Se passar no Congresso com quorum qualificado, valerá como emenda constitucional e terá ainda mais força. Ela garante os direitos fundamentais das pessoas com deficiência, inclusive a participação em igualdade de condições, e com as adaptações cabíveis, em todos os âmbitos da sociedade.
    No final de novembro a Câmara dos Deputados aprovou requerimento de urgência para a votação da Convenção. O Presidente da Casa, Arlindo Chinaglia, prometeu à alta comissária para os Direitos Humanos das Nações Unidas, Louise Arboura, que esteve no Brasil, que a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência teria prioridade para ser votada no Plenário.
    O Conselho Nacional das Pessoas com Deficiência, CONADE, lidera a campanha pela ratificação do documento no Brasil. Assinaturas de apoio à aprovação da Convenção com quorum qualificado serão recolhidas durante os eventos comemorativos do dia Internacional da síndrome de Down.
    http://www.assinoinclusao.org.br/