O Paraná deve confirmar no próximo ano 31.240 novos casos de câncer entre a população. A estimativa foi divulgada ontem, pelo Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), do Ministério da Saúde. O câncer de maior incidência deve ser a de próstata, entre os homens, com estimativa de 3.550 novos casos em 2012, com taxa bruta de 66,12 casos para cada grupo de 100 mil habitantes. Entre as mulheres, o tipo de câncer que mais deve ocorrer é o de mama, com possibilidade de 3.110 novos casos registrados no ano que vem, e taxa de 55,83 no Paraná.
Os números divulgados pelo Inca mostram a estimativa para todo o País é de que ocorram 520 mil novos casos de câncer. A estimativa informada ontem relaciona sete novas localizações de câncer no ranking dos tumores mais frequentes no Brasil. O estudo do Inca serve para orientar as políticas públicas para o setor.
“A divulgação das estimativas disponibiliza aos gestores de saúde e, especificamente, aos da atenção oncológica, informações fundamentais para o planejamento das políticas públicas de forma regionalizada”, diz o diretor-geral do Inca, Luiz Antonio Santini.
Desconsiderando o câncer de pele não melanoma – tumor com baixa letalidade – entre o sexo masculino o câncer de próstata permanecerá como o mais comum, seguido pelo de pulmão, cólon e reto, estômago, cavidade oral, laringe e bexiga. Já nas mulheres, a glândula tireoide, de modo inédito, aparece no quinto lugar geral, atrás do câncer de pele não melanoma, mama, colo do útero, cólon e reto. Na seqüência, vêm os tumores de pulmão, estômago e ovário.
A novidade dessa edição é que foram incluídas sete novas localizações de tumores no estudo: bexiga, ovário, tireoide (nas mulheres), Sistema Nervoso Central, corpo do útero, laringe (nos homens) e linfoma não Hodgkin – os dois últimos muito noticiados recentemente por terem acometido, respectivamente, o ex-presidente Lula, o ator Reynaldo Gianecchini e a presidente Dilma Rousseff.
O câncer mata, em média, 140 mil pessoas todos os anos no País, embora o índice de sucesso no tratamento venha numa crescente graças à prevenção. O Ministério da Saúde vai fechar o ano de 2011 com investimento de R$ 2,2 bilhões para a área de atenção oncológica.
Curitiba – A estimativa divulgada pelo Inca também abrange as capitais. Curitiba, por exemplo, tem estimativa de 5.540 novos casos no ano que vem. Da mesma forma, o de próstata deve ser o mais comum entre os homens, com pevalência de 64,79 casos para cada grupo de 100 mil habitantes. Entre o sexo feminino, o de mama chama a atenção pela sua taxa bruta entre a população: a estimativa é de 75,74 casos para cada grupo de 100 mil.
O próximo domingo será marcado como o Dia Nacional do Combate ao Câncer. Neste dia, o governo do Estado promove uma caminhada em Curitiba para lembrar o combate ao câncer de mama. A doença ainda ocupa o primeiro lugar em número de mortes entre as mulheres. Em 2010, mais de 759 mulheres morreram no Paraná em decorrência do câncer de mama. Em 2011, já são 651 mortes. A caminhada começa pela Praça do Japão, às 9 horas, e segue até o Parque Barigui. Pede-se que o participante se vista de rosa.