A realização de um fórum de atualização para médicos emergencistas que atuam na região Oeste vai marcar a inauguração da nova sede da Delegacia do Conselho de Medicina do Paraná em Cascavel. A cerimônia será aberta às 20h de 29 de setembro, no próprio auditório do prédio construído em anexo à sede recreativa da Associação Médica de Cascavel, no Jardim Tropical.
A conferência de abertura caberá ao presidente do Conselho Federal de Medicina, Edson de Oliveira Andrade, que vai abordar o tema “Medicina no Século XXI”. Estarão presentes, ainda, os presidentes do CRMPR, Hélcio Bertolozzi Soares, e da AMP, Cláudio Pereira da Cunha, assim como os das Regionais do Conselho e da Associação de Cascavel, Keithe de Jesus Fontes e Luiz Amélio Burgarelli.
Além do prefeito de Cascavel, médico Lísias Tomé, e de professores e acadêmicos da Unioeste, foram convidados para a solenidade os secretários de saúde, diretores de hospitais e clínicas, médicos e profissionais de saúde da região. De acordo com o presidente do Conselho, Hélcio Bertolozzi, a intenção é transformar o auditório da Regional, que tem capacidade para até 250 pessoas, em espaço permanente para atividades em prol da sociedade e do médico da região, especialmente as de educação continuada e defesa da ética.
O
Programação do curso
As atividades do dia 30 de setembro serão todas de características técnico-científicas, fazendo parte do 3.º Fórum de Atualização do CRMPR e da AMP, que versa sobre “O essencial da emergência clínica”. O curso propõe atualizar e capacitar os emergencistas nos protocolos vigentes do atendimento, além de melhorar a produtividade e a segurança na tomada de decisões nas salas de pronto atendimento e unidades de saúde.
Pela manhã, o presidente do CFM, Edson de Oliveira Andrade, vai abordar o tema “Ato médico – significância, importância e conseqüências”. O vice-presidente do CFM, Antônio Gonçalves Pinheiro fala sobre “A importância do título de especialista e a sua revalidação”, enquanto o Prof. Rogério Fonseca Vituri, da Unioeste, discorre sobre “Atendimento pré-hospitalar e na sala de emergência do politraumatizado”.
No período da tarde o curso será concluído com mais quatro palestras. O Prof. Álvaro Réa Neto, da Universidade Federal do Paraná, vai tratar de “Choque – Fisiopatologia e decisões terapêuticas” e de “AVC – Algorítmos de atendimento”, enquanto o tema “Síndromes dolorosas agudas” será exibida pelo Prof. César Alfredo Pusch Kubiak, da UnicenP e presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica/Regional do Paraná. “Emergências endocrinológicas” será a fala de encerramento, cabendo ao Prof. René César Azzolini, também da Unioeste.
Lançamento de livro
Com a presença em Cascavel de conselheiros federais e estaduais de Medicina, será lançado ainda o livro “O médico e seu trabalho – Resultados da Região Sul e seus Estados”. A obra é resultado de uma ampla pesquisa realizada pelo CFM com profissionais de todo o País e oferece um diagnóstico das condições de trabalho, formação, satisfação e inserção do médico na sociedade. São sete os autores, dentre eles Gerson Zafalon Martins, representante do Paraná no Conselho Federal de Medicina.
Serviço:
Informações sobre a solenidade e o fórum de atualização pelos fones (45) 3222-2263 ou (41) 3240-4033 ou por e-mail: cascavel@crmpr.org.br ou diretoria@crmpr.org.br