Com a posse dos conselheiros eleitos para cumprir mandato até 2013, o Conselho Regional de Medicina do Paraná elegeu na noite de quarta-feira (1.º de outubro) a sua nova diretoria. O Prof. Dr. Miguel Ibraim Abboud Hanna Sobrinho será o presidente do órgão fiscalizador do exercício da profissão pelos próximos 20 meses, sucedendo a Gerson Zafalon Martins. O professor da UFPR vinha ocupando a vice-presidência, função que agora cabe a Carlos Roberto Goytacaz Rocha. A secretária-geral é Marília Cristina Milano Campos e a tesoureira Roseni Teresinha Florêncio. A posse festiva vai ocorrer em 7 de novembro, precedendo encontro que vai estabelecer o planejamento estratégico para a gestão. O Paraná tem 17.037 médicos em atividade, 8.100 deles com domicílio em Curitiba.
O novo presidente reafirmou os compromissos assumidos durante o período eleitoral, em que se destacam a integração das entidades médicas, oportunidades aos jovens profissionais, valorização do trabalho médico, formação de qualidade, educação continuada e atenção à saúde e bem-estar do médico. Miguel Hanna Sobrinho assinalou que os assuntos de interesse da área médica serão tratados “de forma ampla, transparente e honesta” e que espera, ao final da gestão, comemorar as realizações que se voltem em prol do médico, da ética e da sociedade. “O alvo de toda atenção do médico é a saúde do ser humano e, assim, cabe-lhe zelar e trabalhar pelo perfeito desempenho ético da Medicina e pelo bom conceito da profissão, devendo para isso ter boas condições de trabalho e ser remunerado deforma justa”, diz o conselheiro, referindo-se ao Código de Ética como caminho para resguardar médicos e pacientes.
Solenidade de posse regimental
Os novos conselheiros do Conselho Regional de Medicina do Paraná foram empossados na noite de quarta-feira, 1.º de outubro, em sessão realizada na Plenária Dr. Wadir Rúpollo, na sede da Casa do Médico, em Curitiba. Para cumprir mandato até 30 de setembro de 2013, foram investidos da função os 42 conselheiros efetivos e suplentes, sendo 40 eleitos no pleito de 7 de agosto último e mais dois indicados pela Associação Médica do Paraná. Durante a sessão, conforme o rito regimental, foi eleita a diretoria para a gestão dos primeiros 20 meses, com aclamação de chapa de consenso encabeçada pelo Prof. Dr. Miguel Ibraim Abboud Hanna Sobrinho.
O novo presidente vinha respondendo até o último mandato pela vice-presidência, função que agora passou a ser ocupada pelo conselheiro Carlos Roberto Goytacaz Rocha. Marília Cristina Milano Campos é a secretária-geral, enquanto José Clemente Linhares e Sérgio Maciel Molteni ocupam a 1.ª e 2.ª secretarias. Roseni Teresinha Florencio está na 1.ª tesouraria, enquanto Lutero Marques de Oliveira foi indicado para a 2.ª. Alexandre Gustavo Bley é o corregedor-geral, tendo Raquele Rotta Burkiewicz e Alceu Fontana Pacheco Júnior como 1.º e 2.º corregedores. A Comissão de Tomada de Contas agora é formada por Maurício Marcondes Ribas, Gustavo Justo Schulz e Roberto Issamu Yosida.
Despedida e posse
Exercendo a função de presidente nos últimos 20 meses, Gerson Zafalon Martins fez a abertura da sessão, tendo agradecido o trabalho dos conselheiros que encerraram o mandato e destacado as importantes conquistas auferidas nos últimos cinco anos, chamando a atenção para a maior proximidades do médico, com a interiorização do Conselho e a descentralização das atividades. Em seu discurso, Gerson destacou o compromisso do novo grupo conselhal com os grandes desafios à espera, sobretudo para a valorização da ética, do trabalho médico e da Medicina.
O conselheiro decano do CRMPR, Prof. Dr. Zacarias Alves de Souza Filho, presidiu a cerimônia de transmissão, posse dos conselheiros e eleição da nova diretoria. Já na condição de presidente, o conselheiro Miguel Ibraim Abboud Hanna Sobrinho também enalteceu as ações desenvolvidas na última gestão e mostrou-se confiante de que, ao término da atual, também haverá motivos para comemorar o cumprimento das propostas assumidas. Referiu-se ainda que todos os assuntos continuarão sendo tratados “de forma clara, ampla e honesta”, buscando atenção ao médico, aos preceitos éticos e à sociedade.
O conselheiro e ex-presidente Luiz Sallim Emed parabenizou as três últimas diretorias e assinalou que o Conselho do Paraná há muito rompeu seu estigma de órgão cartorial para avançar em ações em defesa da profissão médica, não por acaso sendo referencial entre os demais Conselhos e também ao CFM. O conselheiro Sérgio Molteni agradeceu a sua indicação e dirigiu elogio ao exemplar dinamismo dado à Autarquia pelo ex-presidente Gerson Zafalon.
José Clemente Linhares falou em nome dos novos conselheiros, tendo assinalado a experiência da última eleição, que é preciso fazer com que o médico enxergue de outra forma o que o CRM faz e que é preciso mostrar aos profissionais os meios para que ele se sinta protegido no exercício de sua atividade. Donizetti Giamberardino Filho reforçou o raciocínio, dizendo que não é possível resolver todos os problemas dos médicos, mas que é possível ensinar os caminhos, cabendo-lhes as suas responsabilidades. A conselheira Monica De Biase Wright Kastrup fez referência à visão para muitos de que o Conselho tem ação meramente punitiva. Expressou que o CRM tem atuado firmemente na boa orientação ética aos médicos e que punições alcançam as situações de transgressões às normas vigentes.
Indicados da AMP
A Associação Médica do Paraná indicou os Drs. Vilson José Ferreira de Paula e Ehrenfried O. Wittig para ser seus representantes conselheiros no atual mandato do Conselho de Medicina. O primeiro é da Associação Médica de São José dos Pinhais e foi confirmado como conselheiro efetivo. Como suplente ficou o Dr. Wittig, ex-conselheiro, editor da Revista Arquivos do CRM e atual diretor do Museu da Medicina da AMP.
Posse festiva e planejamento
Dos 42 conselheiros que integram o novo corpo conselhal, apenas quatro não puderam comparecer à cerimônia de posse regimental e justiçaram ausência: Romeu Bertol, Arnaldo Lobo Miró, Paulo Roberto Mussi e Ehrenfried Wittig. Os presentes deliberaram em realizar na noite de 7 de novembro a solenidade festiva de posse dos conselheiros e diretoria, ocorrendo no dia seguinte a reunião para o planejamento estratégico, para definição das ações a serem empreendidas e estudos para composição das câmaras técnicas e comissões do CRM.
O primeiro ato da nova gestão foi a aprovação da resolução que cria a Delegacia Regional de Francisco Beltrão, adequada à 8.ª Regional de Saúde, que congrega 27 municípios da região Sudoeste. A Delegacia de Pato Branco, compatível à 7.ª Regional, ficará com 15 municípios em sua jurisdição. Diante da justificativa de que a nova unidade dará agilidade e praticidade às funções do Conselho, melhor atendendo aos médicos, a normativa foi aprovada por unanimidade. Porém, não terá constituição imediata e nem estará no roteiro das eleições que se avizinham nas Regionais do Conselho.
Confira abaixo a lista dos novos conselheiros do CRMPR
CONSELHEIROS EFETIVOS
ALEXANDRE GUSTAVO BLEY
CARLOS ROBERTO GOYTACAZ ROCHA
CLOVIS MARCELO CORSO
DONIZETTI DIMER GIAMBERARDINO FILHO
GERSON ZAFALON MARTINS
HÉLCIO BERTOLOZZI SOARES
JOSÉ CARLOS AMADOR
JOSÉ CLEMENTE LINHARES
LUIS FERNANDO RODRIGUES
LUIZ SALLIM EMED
LUTERO MARQUES DE OLIVEIRA
MARCO ANTONIO DO SOCORRO MARQUES RIBEIRO BESSA
MARÍLIA CRISTINA MILANO CAMPOS
MAURÍCIO MARCONDES RIBAS
MIGUEL IBRAIM ABBOUD HANNA SOBRINHO
RAQUELE ROTTA BURKIEWICZ
ROMEU BERTOL
ROSENI TERESINHA FLORENCIO
SÉRGIO MACIEL MOLTENI
VILSON JOSÉ FERREIRA DE PAULA
ZACARIAS ALVES DE SOUZA FILHO
CONSELHEIROS SUPLENTES
ALCEU FONTANA PACHECO JÚNIOR
ANA MARIA SILVEIRA MACHADO DE MORAES
ARNALDO LOBO MIRÓ
CARLOS PUPPI BUSETTI MORI
DARLEY RUGERI WOLLMANN JÚNIOR
EHRENFRIED O. WITTIG
EWALDA VON ROSEN SEELING STAHLKE
GUSTAVO JUSTO SCHULZ
HÉLIO DELLE DONNE JÚNIOR
JOACHIM GRAF
KETI STYLIANOS PATSIS
LISETE ROSA E SILVA BENZONI
LUIZ ANTONIO DE MELO COSTA
LUIZ JACINTHO SIQUEIRA
MÁRIO TERUO SATO
MARTA VAZ DIAS DE SOUZA BOGER
MONICA DE BIASE WRIGHT KASTRUP
PAOLA ANDREA GALBIATTI PEDRUZZI
PAULO ROBERTO MUSSI
ROBERTO ISSAMU YOSIDA
WILMAR MENDONÇA GUIMARÃES