contato@sindipar.com.br (41) 3254-1772 seg a sex - 8h - 12h e 14h as 18h

Dirigentes hospitalares recebem vice de Ney Leprevost

O médico João Guilherme Moraes, candidato a vice-prefeito de Curitiba na coligação encabeçada por Ney Leprevost, esteve reunido com os dirigentes hospitalares da Capital na tarde de sexta-feira, 7, na sede da Fehospar (Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Paraná). Acompanhado do vereador reeleito Felipe Braga Côrtes, o candidato a vice reiterou as propostas defendidas pelo próprio Ney Leprevost em encontro ocorrido também na Federação no dia 28 de setembro, às vésperas da eleição do primeiro turno, a qual alçou a chapa para a disputa com o grupo que tem a liderança de Rafael Greca. O Dr. João Guilherme igualmente reforçou os compromissos assumidos com a rede prestadora de serviços, em especial no que se refere à revisão da alíquota e do formato de cobrança do ISS, bem como o de estímulo à atualização tecnológica e melhoria da qualidade dos serviços.

O encontro teve as participações dos presidentes da Fehospar, Renato Merolli; do Sindipar, Luis Rodrigo Milano; da Ahopar, Benno Kreisel; e da Femipa, Otaviano Feu Ventorim, além de ocupantes de cargos diretores das instituições e ainda dirigentes de estabelecimentos hospitalares de Curitiba. A maioria queixou-se da dificuldade de o setor ser ouvido pela atual gestão do município, citando o distanciamento do prefeito Gustavo Fruet com o segmento hospitalar. Representantes dos hospitais que integram a rede do SUS reiteraram o elevado grau de endividamento face à remuneração inadequada ou falta de incentivo. O vice-prefeito foi cobrado quanto à necessidade de se priorizar a estrutura de serviços já disponível, sobretudo a privada, com ou sem fins lucrativos, que se apresenta menos onerosa e com melhores resultados.

O segmento hospitalar mais uma vez deixou aberta a possibilidade de também ouvir o candidato Rafael Greca ou seus representantes antes da realização do segundo turno, que ocorre no dia 30 de outubro. Durante a campanha para o primeiro turno, Rafael Greca também esteve reunido com os dirigentes hospitalares na sede da Fehospar e também com as lideranças médicas, na sede do CRM-PR. Uma pauta de reivindicações foi dirigida aos dois candidatos a prefeito.

 

AS PROPOSTAS PARA SAÚDE

Das propostas encabeçadas pelo candidato Ney Leprevost à prefeitura de Curitiba, presentes no site da coligação (http://www.neyleprevost55.com.br/), para a saúde ele fixa as seguintes:

 

Cartão Saúde

Todo usuário da rede municipal de saúde terá um cartão digital que possibilitará sua identificação e o armazenamento do conjunto de atendimentos realizados, onde quer que aconteçam. Com o Cartão Saúde será possível acompanhar a saúde dos pacientes e garantir uma atenção ainda mais adequada aos que utilizam a rede pública de saúde. Além disso, será possível organizar o atendimento e a oferta dos serviços de saúde em todas as unidades municipais.

 

Aplicativo de telefone para acompanhamento do atendimento nas Unidades de Saúde e UPAS

Os usuários do sistema de saúde terão a opção de usar em seus smartphones um aplicativo disponibilizado pela administração pública para acompanhar, em tempo real, o tamanho da fila nas Unidades de Saúde e UPAs, onde há a vacina ou medicamento procurado.

 

Fila Zero

Investimento em inovação e tecnologia e a implantação de novos ambulatórios de especialidades, e para agilizar o atendimento, visando reduzir a fila de espera por consultas. Também vamos aumentar o número de parceiros para cirurgias.

 

Mutirão de Saúde Preventiva nos bairros

Levar periodicamente aos bairros o mutirão de saúde com consultas médicas, verificação de pressão arterial, teste de Diabetes, colesterol, orientações nutricionais, puericultura, vacinação, busca de sintomáticos respiratórios e Hanseníase. O mutirão vai promover ainda a distribuição de panfletos explicativos sobre a prevenção de diversas doenças, além da realização de testes rápido de HIV, palestras e outros serviços disponibilizados pela Secretaria de Saúde do município.

 

Implantação do Centro de Diagnóstico

Serviços efetuados por equipe multidisciplinar e métodos modernos como a Mamografia Digital, Tomografia Computadorizada e a Ressonância Magnética, entre outros; com link direto para encaminhamento dos resultados.

 

Pronto Atendimento Infantil (PAI)

Serão implantadas duas unidades, nas regiões norte e sul da cidade, para atender com agilidade, as crianças usuárias de rede pública de saúde com pediatras.

 

Programa de Saúde em Casa

Serviço especial para pessoas que apresentam dificuldades temporárias ou definitivas de sair de casa para chegar até uma unidade de saúde, ou ainda para pessoas que estejam em situações nas quais a atenção domiciliar é a mais indicada para o seu tratamento. A atenção domiciliar proporciona ao paciente um cuidado mais próximo da rotina da família, evitando hospitalizações desnecessárias e diminuindo o risco de infecções, além de estar no aconchego do lar. O programa de saúde domiciliar será fortalecido com a entrega de remédios de uso contínuo na residência do paciente idoso ou os que participam de programas especiais, como diabéticos, hipertensos e cardíacos.

 

Vacina H1N1

Disponibilizar a vacina contra gripe h1n1 em março de todos os anos para alunos da rede pública, professores, taxistas, motoristas, cobradores de ônibus, servidores de escolas e da área de saúde.