contato@sindipar.com.br (41) 3254-1772 seg a sex - 8h - 12h e 14h as 18h

Gás natural pode ter vários usos nos hospitais

A foto:

A Companhia Paranaense de Gás (Compagas) concluiu as obras de construção do ramal que liga a rede de distribuição de gás natural até o Hospital Infantil Waldemar Monastier, de Campo Largo.

  

Economia, inovação, eficiência, segurança e otimização do sistema energético. Essas são apenas algumas das vantagens proporcionadas pelo gás natural para os hospitais. Em estados como São Paulo e Rio de Janeiro, o gás natural é um insumo fundamental para os hospitais para fins energéticos (climatização e cogeração). Nesse segmento, o combustível pode ter outros usos, como o aquecimento de água e cocção de alimentos. Luciano Pizzatto, diretor presidente da Companhia Paranaense de Gás – Compagas, concessionária responsável pela distribuição do gás canalizado, afirma que a companhia está preparada para atender os hospitais em qualquer dos usos do gás natural. “No Paraná, estamos preparados para atender às demandas, tanto para fins energéticos, como para outras aplicações, como aquecimento de água ou cocção de alimentos nas cozinhas dessas instituições”.

No caso da cogeração, o processo está entre as soluções mais inteligentes para a otimização do sistema energético de um hospital, pois  permite a geração simultânea de energia elétrica e térmica (geração de vapor, aquecimento ou resfriamento de água), a partir de uma única fonte de combustível, o gás natural. Há redução direta dos custos da matriz energética e também ganhos indiretos, com a continuidade operacional, o melhor aproveitamento energético e o aumento da confiabilidade energética do empreendimento que passa a contar com mais uma fonte de energia.

Climatização – A climatização é um conjunto de processos que, por meio de equipamentos, garante tanto o aquecimento quanto a refrigeração de ambientes ou da água utilizada nestes locais. O custo com a energia elétrica para a realização deste processo é alto, podendo representar até um terço da conta de luz do empreendimento. Utilizando o gás natural como combustível, os custos são reduzidos e ainda se agrega maior segurança e praticidade, pois o fornecimento de gás natural é contínuo e não há necessidade de estoque de combustível no estabelecimento. 

            São 11 os hospitais que já utilizam o gás natural como matriz energética no estado do Paraná. “Ficamos felizes em poder proporcionar às entidades de saúde um combustível mais seguro, menos poluente e com maior eficácia. Seguimos a diretriz do governador Beto Richa de diversificar a matriz energética do Paraná e queremos continuar utilizando o gás natural como indutor do desenvolvimento regional” completa Pizzatto.

Respeito ao meio ambiente – A extração do gás natural apresenta menor agressão ao meio ambiente, com menor emissão de poluentes em relação aos demais combustíveis fósseis. Com isso, contribui para a redução do impacto ambiental. Neste cenário, o gás natural também se destaca como energia alternativa para diminuir a degradação ambiental, com baixo custo e segurança para o consumidor.

 

A COMPAGAS

A Companhia Paranaense de Gás (Compagas) é a concessionária responsável pela distribuição de gás natural no Estado do Paraná. É uma empresa de economia mista, tendo como acionista majoritária a Companhia Paranaense de Energia – Copel, com 51% das ações, a Gaspetro, com 24,5% e a Mitsui Gás e Energia do Brasil, com 24,5%.

Fundada em 1994, iniciou suas atividades com a distribuição do gás de refinaria a indústrias de Curitiba, Araucária e Campo Largo. Em março de 2000, a empresa passou a ser a primeira distribuidora do sul do país a fornecer o gás natural aos seus clientes, com a inauguração do ramal sul do gasoduto Bolívia – Brasil (Gasbol).

Atualmente, a Compagas conta com mais de 590 km de rede de distribuição e atende 13 municípios – Curitiba, Araucária, Campo Largo, Balsa Nova, Palmeira, Ponta Grossa, São José dos Pinhais,Colombo, Paranaguá, Pinhais, Quatro Barras, São Mateus do Sul e Londrina.

No total, são mais de 15 mil clientes dos segmentos residencial, comercial, veicular, industrial, cogeração e geração de energia elétrica para o consumidor final, que consomem, juntos, cerca de 1 milhão de m³ por dia, ou seja, mais de 30 milhões de m³ por mês. A Compagas também realiza o fornecimento de gás para a Usina Elétrica a Gás de Araucária (UEG Araucária).

INFORMAÇÕES GERAIS

Municípios atendidos: 13
Municípios da área de concessão: 399
População da área de concessão: 10.439.601

Clientes Totais: 15.093 

– Industrial: 125
 – Veicular: 38
 – Comercial: 335
 – Residencial: 14.591
 – Cogeração: 2
 – Matéria-prima: 1
 – Geração de Energia Elétrica para o Consumidor Final: 1
 – Termelétrica: 1

Atualização: Agosto de 2012