A Anvisa está distribuindo os primeiros volumes da série temática “Habilitação de laboratórios”. As publicações serão encaminhadas para os laboratórios habilitados pela Rede Brasileira de Laboratórios Analíticos em Saúde (Reblas).
Com essa iniciativa, a Agência, por meio da Gerência-Geral de Laboratórios de Saúde Pública, oferece aos profissionais do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária um valioso instrumento para o desempenho de suas atividades.
A publicação dessa série é fruto de um acordo de cooperação técnica entre a área de Laboratórios da Anvisa, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial/Departamento Nacional (Senai/DN) e a Rede Euracham, detentora original dos títulos traduzidos para o português.
O tema abordado está dividido em dez volumes. Os três primeiros (Guia para Qualidade em Química Analítica; Seleção, Uso de Interpretações de Programas de Ensaios de Proficiência por Laboratório; Habilitação para Laboratórios de Microbiologia) estão sendo distribuídos agora.
O quarto volume (Quantificação da Incerteza nas Medições Analíticas) tem previsão de publicação até dezembro deste ano. As outras edições já estão em fase de editoração. São elas: Rastreabilidade em Medição Química; Garantia da Qualidade para Pesquisa e Desenvolvimento e Análise Fora de Rotina; Métodos Adequados ao Uso – Guia de Laboratório para Validação de Métodos e Tópicos Relacionados.
Completam a série: Diretrizes Harmonizadas para Utilização de Informações de Recuperação em Medição Analítica; Habilitação para Laboratórios de Análise Sensorial; A Seleção e Uso dos Materiais de Referências – Um Guia Básico para Laboratórios e Organismos de Habilitação.
Um versão eletrônica das publicações estará disponível na página de laboratórios do site da Anvisa.
Séries Temáticas
O tema “Habilitação de laboratórios” é o primeiro da linha editoral “Séries Temáticas da Anvisa”. As séries não têm periodicidade definida ou limitação de títulos. O objetivo é suprir uma carência de publicações oficiais destinadas à orientação técnico-científica de diversos setores ligados à Vigilância Sanitária, além de propiciar o acesso a informações no campo da Saúde Pública.
Além da área de laboratórios, já integra as Séries Temáticas o livro “Guia de Estabilidade para Produtos Cosméticos”, uma ferramenta para orientar fabricantes e profissionais da área de cosméticos sobre como assegurar a eficácia e a segurança dos produtos.