As crianças que precisarem de atendimento médico no Hospital São Lucas de Laranjeiras do Sul, agora terão uma forma mais divertida de passar o tempo. Foi inaugurada no dia 29 de janeiroa brinquedoteca, espaço dedicado a atividades lúdicas e pedagógicas. A iniciativa contou com o apoio da direção do Hospital e com a coordenação das estudantes do curso de Psicopedagogia Adriana Schon, Lucimar Herdt Pavlak, Márcia Schon e Marlene Schon dos Santos.
Várias pessoas participaram da inauguração, entre elas a secretária de Educação, Elisandra Schoroeder, e o ex-secretário de Saúde, Valdecir Valicki. “A colaboração deste grupo merece parabéns. Elas estarão contribuindo muito com a secretaria de Saúde”, ressaltou Valicki. “É como se fosse uma extensão da escola. Que esta atitude sirva de incentivo a outras pessoas”, completou a secretária de Educação.
O diretor do Hospital São Lucas, Dr. Carlos Felipe de Sio, lembrou que as atividades recreativas favorecem a recuperação. “As crianças, assim como maioria das pessoas, não gostam de Hospital. Esta é uma forma de tornar a estadia delas mais agradável por aqui”, afirmou. Conforme ele, o espaço utilizado para a brinquedoteca estava reservado para construção de uma UTI, que não foi construída devido a falta de material humano na cidade.
Participação da comunidade
Para a construção do espaço destinado à brinquedoteca, as psicopedagogas contaram também com a colaboração do comércio local e pessoas, com a doação de brinquedos e outros materiais. “A população se prontificou a ajudar, sabendo a importância deste projeto. Estou realizada profissionalmente por contribuir também”, afirmou Márcia Schon, que pede novas doações da comunidade.
O trabalho executado pelas estudantes é um pré-requisito para a conclusão do curso. Elas continuam trabalhando no projeto, como voluntárias. De acordo com a direção do Hospital, aproximadamente 150 crianças recebem atendimento por mês na Instituição.