Os consumidores vão ganhar, a partir de fevereiro, um novo instrumento para avaliar a qualidade dos planos e seguros-saúde. A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) lançou ontem o programa de qualificação da saúde suplementar, que cria um índice de desempenho das operadoras. O ranking será elaborado a partir de notas que a ANS dará para as empresas.
A obtenção de uma boa pontuação vai depender do desempenho da operadora em quatro quesitos, com diferentes graus de importância: atenção à saúde (que envolve assistência e prevenção, com peso de 50%); situação econômico-financeira (com peso de 30%); estrutura operacional (com peso de 10%); e satisfação dos usuários (com peso de 10%).
– O índice vai ajudar o consumidor a tomar uma decisão mais segura na hora de contratar ou até mesmo mudar de plano de saúde. Além disso, esperamos que a avaliação de desempenho estimule a concorrência entre as empresas do setor – afirmou o ministro da Saúde, Humberto Costa.
O diretor-presidente da ANS, Fausto Pereira dos Santos, disse que, apesar de as empresas terem de cumprir metas para atingir uma boa nota, a classificação não tem um caráter punitivo.
– Não está prevista nenhuma punição para a empresa que não atingir um bom desempenho em um dos itens avaliados. A ANS já tem uma série de normas que permitem a punição. Nossa intenção é criar um indicador de qualidade – explicou Fausto.
O ranking de desempenho será divulgado semestralmente, e a primeira lista sairá em fevereiro de 2005. Ela será divulgada à imprensa e também estará disponível no site da ANS. Atualmente o mercado possui 2.194 operadoras, que atendem a 38,5 milhões de beneficiários.
Fausto também anunciou que a ANS está desenvolvendo indicadores para medir o seu próprio desempenho. Segundo ele, seriam avaliados, por exemplo, a demora na conclusão de processos e a capacidade do órgão de atender às demandas.
O diretor-presidente da ANS admitiu que o ranking das operadoras, se já existisse, poderia ter servido de alerta aos consumidores da Interclínicas – que teve seu processo de liquidação iniciado na última segunda-feira.
– A avaliação vai servir justamente para mostrar como está funcionando a empresa – afirmou.
O diretor de Gestão da ANS, Gilson Caleman, responsável técnico pelo programa, explicou que o item de maior peso, o de atenção à saúde, pretende estimular as operadoras a investirem mais em programas de prevenção de doenças.
– Terá a melhor nota a empresa que conseguir obter um bom desempenho em suas ações de promoção da saúde dos clientes. Vamos cruzar dados para ver, por exemplo, se um programa de prevenção ao câncer de mama resultou em uma redução no número de usuárias em tratamento por causa da doença.