Uma parceria entre o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) e o Laboratório de Imunogenética e Histocompatibilidade da Universidade Federal do Paraná, (LIGH – UFPR) traz uma peça de teatro cujo tema principal é a inscrição no cadastro nacional de doação de medula óssea. A peça busca conscientizar a população da importância do cadastro e principalmente da doação de medula. A peça será realizada nesta sexta-feira (28) no Memorial de Curitiba, as 19h30.
A peça já passou pelas cidades de Apucarana, Campo Mourão, Salvador (BA) e Curitiba, além de empresas e eventos sobre medula. De acordo com o Ministério da Saúde, para ter um banco de dados favorável para o transplante seriam necessários mais de 500 mil cadastrados. Atualmente existem em torno de 100 mil cadastrados sendo que o Paraná é o primeiro Estado com mais de 36 mil pessoas no cadastro. “A conscientização ainda é o mais importante trabalho a se fazer. Ao estar no cadastro a pessoa não necessariamente irá doar, mas as chances de se encontrar um doador compatível aumenta”, disse o diretor do Hemepar, Wilmar Guimarães.
As pessoas fazem a coleta de sangue no momento da inscrição e a tipagem da compatibilidade para o transplante é avaliada pelo Laboratório da UFPR. Para a população fazer o cadastro, estará presente uma unidade móvel do Hemepar.