A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) prorrogou, até cinco de agosto, o prazo da consulta pública sobre os Manuais de Acreditação, conjunto de normas e procedimentos necessários para que os serviços de saúde recebam a certificação de unidade acreditada. Essa prática estabelece que o serviço está dentro dos padrões necessários para o bom atendimento e o tratamento dos usuários.
Trata-se do processo de certificação ao qual o serviço de saúde opta voluntariamente. Seu reconhecimento é feito pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), por meio da aferição dos critérios estabelecidos nos manuais regulamentados pela Anvisa. Existem três níveis de acreditação, divididos de acordo com o nível de critérios cumpridos pela instituição: acreditado, acreditado pleno e acreditado com excelência.
Este ano a novidade é o primeiro manual para o serviço de radioterapia. O conteúdo disponível na consulta pública foi elaborado por entidades do setor hospitalar, sociedade científica, ONA e Anvisa. Qualquer cidadão pode fazer sugestões ao texto.