A primeira reunião da operação Mãos Limpas com os prefeitos da Região Metropolitana e Curitiba deste ano foi realizada na manhã desta segunda-feira (3 de abril), com a presença do governador, secretários de governo e representantes de órgãos responsáveis pela segurança no Estado. Os prefeitos elogiaram a parceria com o governo e os resultados que vêm sendo obtidos, mas o principal assunto discutido foi o envolvimento de jovens com drogas, na Região Metropolitana.
“Vamos desenvolver uma força-tarefa para combater esse problema. Precisamos da ajuda da população para que denunciem o tráfico e o consumo de drogas. Para isto, será necessário o reforço da divulgação do número 181, do serviço de narcodenúncia pelos órgãos de comunicação do Estado”, disse o governador Roberto Requião.
Ao todo, 13 prefeitos estiveram na reunião. O prefeito de Campo Largo, Edson Darlli Basso, levantou o problema do envolvimento de jovens com as drogas. “Percebemos nossos jovens cada vez mais cedo se envolvendo com drogas e isto nos preocupa”, disse. Os prefeitos de Campo Magro, Rilton Boza, Itaperoçu, José de Castro França, e de Quatro Barras, Roberto Adamoski, também apresentaram preocupação com o uso de drogas entre jovens em suas cidades.
A prefeita de Campina Grande do Sul, Nelise Cristiane Dalprá, argumentou que deve ser exigido dos conselhos tutelares maior rigidez para acabar com o consumo de drogas. “Os pais levam seus filhos para a escola e confiam que eles estejam lá, mas alguns faltam aula para consumir drogas. É aí que entra o Conselho Tutelar, que deve ser cobrado para fiscalizar onde estão esses alunos e levar a situação ao conhecimento dos pais do estudante”, enfatizou.
O governador determinou que as polícias Civil e Militar reúnam-se com as prefeituras para encontrarem uma solução para o problema. Também será reforçada a divulgação do número do Narcodenúncia – 181 – para todos os paranaenses. “Sem informação da população a polícia sentirá dificuldades para agir”, comentou o governador.
Prointer
O secretário da Justiça e da Cidadania, desembargador Jair Ramos Braga, anunciou que a Coordenadoria Estadual Antidrogas (Cead), da Secretaria, está desenvolvendo o Programa de Interiorização das Políticas Públicas de Prevenção ao Uso de Drogas Lícitas e Ilícitas (Prointer). “Nossa equipe especializada sobre dependência química e prevenção. Realiza palestras, explicando os efeitos dos tóxicos, métodos de tratamento e até capacitação para professores, guarda municipais e diversos segmentos da sociedade, para formação de uma rede de proteção, especialmente aos jovens e as crianças, sobre o uso de drogas”, detalhou Braga. “Qualquer prefeito da Região Metropolitana de Curitiba pode entrar em contato com a Cead, para que sejam realizadas palestras do Prointer em seus municípios”, concluiu o secretário. Informações sobre o programa podem ser obtidas pelo telefone (41) 3221-7274.
Presídios
Os prefeitos ressaltaram a importância da criação de novas penitenciárias no Estado. Leopoldo Meyer, prefeito de São José dos Pinhais, citou o novo Centro de Detenção de São José como um divisor de águas na segurança da cidade. “Esta ação do governo ficou marcada, porque desafogou algumas delegacias e a polícia pode agora fazer seu principal papel, de investigar e prender, ao invés de cuidar de presos”, elogiou.
O governador lembrou que serão inauguradas mais dez penitenciárias no Paraná. “Este desafogo que os prefeitos daqui estão sentindo, o Estado todo vai sentir, quando inaugurarmos as próximas penitenciárias”, enfatizou.