contato@sindipar.com.br (41) 3254-1772 seg a sex - 8h - 12h e 14h as 18h

Regras para pesquisa clínica em discussão

A proposta de novas regras sobre pesquisas clínicas publicada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no ano passado foi o centro dos debates do IX Encontro Nacional de Profissionais em Pesquisa Clínica , que ocorreu no último sábado (15) em São Paulo (SP). Diretores e gerentes da Agência participaram da reunião.
O foco das discussões foi a Consulta Pública nº 82/07, que regulamenta procedimentos de aprovação em estudos clínicos no país. O estudo racionaliza os procedimentos atuais, além de propiciar melhor controle técnico-sanitário das pesquisas em território nacional.
O coordenador de Pesquisas e Ensaios Clínicos da Anvisa, Jorge Samaha, ressaltou que a pesquisa clínica pode ser definida como a investigação feita em seres humanos para descobrir ou verificar efeitos e reações adversas causados pelos medicamentos e outros produtos relacionados à saúde. “Por meio dessas pesquisas é possível, por exemplo, descobrir novas formas de tratamento e produtos inovadores capazes de superar aqueles já existentes no mercado”, afirma.
De acordo com Samaha, a proposta de norma diminui a burocracia ao mesmo tempo que aperfeiçoa o controle sanitário. “Isso é possível porque o texto inicial prevê inspeções de boas práticas clínicas e possibilita o relato dos eventos adversos nas pesquisas”, conclui.