Em reunião realizada semana passada pelo COPISS – Comitê de Padronização das Informações em Saúde Suplementar, composto por representantes das operadoras de planos de saúde, dos prestadores de serviços e da ANS, informou que após análise da situação e de pedidos de prorrogação optou para que o prazo de início legal das operações seria a data única de 31/05/2007, tanto a parte eletrônica como os novos formulários, informando também que não será mais aceito novo pedido de prorrogação.
A ANS deverá publicar Instrução Normativa neste sentido que ocorrerá no decorrer da semana.
A FBH conclui que a antecipação destas medidas por parte de hospitais e operadoras podem e devem ocorrer de maneira amigável.
Como implantar o TISS
Estas orientações são dirigidas às operadoras e aos prestadores, preferencialmente para os profissionais da área de Tecnologia da Informação (TI).
1. Identifique na Resolução Normativa os prazos para a troca eletrônica;
2. Identifique as tabelas de domínio estabelecidas, analise-as e faça as correlações necessárias;
3. Localize as chaves de identificação unívoca necessárias:
– registro ANS da operadora;
– chave do prestador na operadora ou o nº do CNES do prestador (obrigatório na guia de internação hospitalar).
4. Analise as guias a serem utilizadas, principalmente os campos obrigatórios de cada uma delas.
5. Faça o download dos schemas
http://www.ans.gov.br/padroes/tiss/schemas
6. Faça o cálculo do hash, clicando em http://java.sun.com/j2se/1.4.2/docs/api/java/security/MessageDigest.html
7. Produza o documento XML para as mensagens eletrônicas.
8.Valide seu XML, clicando em http://apps.gotdotnet.com/xmltools/xsdvalidator/default.aspx ou http://tools.decisionsoft.com/schemaValidate.html
TISSnet
O padrão TISS, estabelecido pela RN nº 114/2005, define documentos (guias e demonstrativos de pagamento) e transações eletrônicas padronizadas a serem trocadas entre as operadoras de planos de saúde e seus prestadores de serviço.
Com o objetivo de contribuir para sua implantação, a Gerência de Informática da ANS (GEINF/GGSIS) desenvolveu o TISSNet, uma implementação de referência para o gerenciamento da fila de mensagens eletrônicas trocadas entre as operadoras de plano de saúde e os prestadores de serviços.
O TISSNet utiliza canal seguro através de uma porta TCP dedicada ao serviço, que pode ser livremente escolhida e configurada para a certificação digital das entidades. Também pode operar como um "web service" aderente ao padrão JSR-181 (EJB-3.0), tanto como servidor quanto como cliente.
Em consonância com a política do Governo Federal de utilização de software livre, o TISSnet foi desenvolvido em linguagem Java, atendendo desta forma tendências tecnológicas relativas a interoperabilidade e portabilidade entre plataformas.
Além disso, a ferramenta pode ser utilizada como uma dll a ser incorporada por outros sistemas de informação já existentes.
Para tirar suas dúvidas, envie email para: tissnet-i@ans.gov.br
Download do TISSNet: